Foi aprovado, na sessão de ontem (26), da Câmara Municipal de Viamão – CMV, o projeto de lei 273/2017, de autoria do vereador Francinei Bonatto – PSDB. A matéria autoriza o Poder Executivo a assegurar o empreendedorismo aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todas as Escolas Municipais de Viamão.
O objetivo é promover a capacitação dos alunos para a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida. Para tanto, há a possibilidade de que sejam celebrados convênios com órgãos públicos federais, estaduais e municipais, entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação deverá oferecer as orientações necessárias aos professores para o desenvolvimento de ações pedagógicas que  garantam a inserção do empreendedorismo.
“A capacitação para empreender é um tema ainda distante da realidade da sala de aula. São raras as oportunidades para desenvolver a matéria no decorrer da jornada escolar. Como consequência, o aluno deixa os bancos escolares em meio a incertezas sobre o seu futuro profissional. Diante desse quadro, o empreendedorismo torna-se uma ferramenta relevante para a formação do educando”, afirma o vereador Francinei.