Nesta terça-feira (21), a Câmara de Viamão – CV, concedeu moção de parabenização e aplausos para duas entidades religiosas do município. A iniciativa foi da vereadora Belamar Pinheiro – PSDB, que homenageou a líder espiritual, cacique de Umbanda e chefe de Quimbanda, mãe Ana de Xangô Agoindju, da casa de religião Ilê Axé Afonja Xangô e Oxum.
A outra homenagem foi para a SURAFO – Sociedade de Umbanda Religião Africana Filhos de Oxum. A moção foi entregue à líder espiritual, chefe de terreira e cacique de Umbanda, Vilma de Oxum Pandá.
No Brasil, o mês de novembro é lembrado o Dia da Consciência Negra e por este motivo, a vereadora Belamar, prestou as homenagens para as duas entidades viamonenses pela tradição e pelo trabalho social, além da manutenção de tradições e culturas africanas, povos que constituem a etnia brasileira.
“Todos sabemos que  a cultura negra chegou ao Brasil por meio dos escravos africanos, na época do Brasil Colônia. A herança cultural dos negros, influenciou os costumes brasileiros, principalmente na religião. O Brasil foi um dos últimos países a aderir a libertação dos escravos”, destacou a vereadora Belamar Pinheiro.