A Câmara votou e aprovou o Projeto de Lei 136/2017, do vereador Jessé Sangalli – PSDB, que cria o Festival Municipal de Aeromodelismo. A proposta é promover todos os anos, no segundo final de semana de novembro, o festival, e reunir entidades, grupos e associações de aeromodelismo de todo o Rio Grande do Sul. A matéria foi aprovada por unanimidade.
“Existe um crescimento do uso de drones – veículos aéreos não tripulados, que migrou de uma modalidade de recreação para os aficcionados por tecnologias de ponta, para os mais diversos usos científicos, comerciais e militares”, disse o vereador.
Jessé Sangalli atribui o sucesso do equipamento, em todo o mundo, porque o aeromodelo não encontra limites, podendo ser utilizado para produtores e diretores cinematográficos, uso recreativo e outras áreas da sociedade civil, que viram nas aeronaves remotamente controladas a possibilidade de explorá-las para o transporte de outras cargas legais e outras finalidades, como pesquisas, experimentos e serviços de e-commerce.