O projeto de lei apresentado pelo vereador Dieguinho dos Santos – PSD, que propõe que sejam multados os praticantes de trotes contra o serviço do SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, foi aprovado nesta terça-feira (29), na Câmara de Viamão. Toda e qualquer ligação telefônica destinada aos órgãos, pela inexistência do evento anunciado, se identificado o número do telefone de onde se originou a falsa ligação, o órgão encaminhará os respectivos relatórios às empresas telefônicas para que informem os nomes dos seus usuários.
As ligações originadas de telefones públicos serão anotadas para futuro levantamento de incidência geográfica e posterior identificação pelo órgão competente. “Queremos coibir a prática de trotes telefônicos. Trotes que são os mais variados possíveis, e vão desde crianças que ligam por brincadeira a simulações reais de ocorrências, que muitas vezes mobilizam as viaturas e equipes sem nenhuma necessidade, trazendo prejuízos incalculáveis tanto ao Poder Público, quanto a população em geral”, apontou o vereador.