A Câmara Municipal de Viamão aprovou nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei 054/ 2017, de autoria do vereador Rodrigo Pox – PDT, que cria um plano de acompanhamento psicológico e psiquiátrico aos Conselheiros Tutelares de Viamão, com duas emendas, uma aditiva da vereadora Belamar Pinheiro – PSDB, e uma modificativa do vereador Dilamar de Jesus – PSB.
O projeto QUEM CUIDA DO CUIDADOR é um acompanhamento que vai abranger uma capacitação com curso de formação, com carga horária mínima oito horas, a ser realizado após a eleição e antes do início do mandato. O curso deverá ser ministrado por psiquiatras e psicólogos e visará proteger a saúde emocional dos conselheiros tutelares.
Um dos artigos defende a fixação de placas indicativas nas dependências das sedes dos conselhos sobre quais são os atendimentos psicológicos e psiquiátricos disponibilizados. A fiscalização do cumprimento da lei poderá ser realizada pelo Conselho municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
O vereador já havia defendido a proposição e destacou ser evidentes as dificuldades que um conselheiro tutelar enfrenta ao desenvolver suas atividades. Entre elas, o fato do profissional vivenciar situações em que crianças são encontradas em condições de extrema vulnerabilidade. “São situações que mexem com o emocional do profissional que precisa manter-se forte pra seguir atendendo as demandas”, disse Pox.
O atendimento, conforme o vereador, além de beneficiar a saúde do profissional refletirá na maneira como ele atenderá a comunidade. As emendas estendem o plano aos assistentes sociais e outros profissionais da área.