Os vereadores aprovaram nesta quinta-feira (5), o PL 193/2017, de autoria do vereador Igor Bernardes – PPS. A matéria autoriza a Prefeitura de Viamão instituir a Assistência Psicopedagógica e Assistente Social para os alunos da Rede Municipal de Ensino Infantil e Fundamental.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é avaliar, diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem, por meio de equipes multiprofissionais, atendendo os alunos, e assessorando e orientando as famílias e professores, a fim de oportunizar o desenvolvimento integral da criança e do adolescente.
O Serviço de Assistência Psicopedagógica e de Assistente Social ao estudante vai oferecer acompanhamento psicológico aos alunos, mediante a prevenção e tratamento de distúrbios psicológicos que possam comprometer o desempenho escolar e bem-estar dos alunos e da sociedade.
“Nossos estudantes costumam sofrer de ansiedade, crises depressivas, síndrome de Bornout (esgotamento mental extremo), transtornos de humor e de afeto, dentre outras variações de conduta que dificultam muito a aprendizagem escolar, por isso a necessidade de promover ação de profissionais em psicologia e assistência social”, salienta o vereador Igor Bernardes.