A Câmara aprovou o projeto 041/2017, de autoria do vereador Jessé Sangalli – PSDB, que cria o Programa Adote uma Praça. De acordo com o parlamentar, o PL incentiva empresas e comunidades organizadas para a conservação de praças, parques, jardins, áreas de ginástica, esporte e lazer, e logradouros públicos, através de termo de cooperação, projeto e plano de trabalho.
Como contrapartida, a empresa ou comunidade organizada poderá divulgar a parceria na imprensa e em informes publicitários, envolvendo a área, bem como colocar placas padrão no local adotado. O projeto de lei quer aproximar e aprimorar a relação de parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada para a urbanização, manutenção e conservação de espaços públicos.
Segundo Jessé Sangalli, o programa reduzirá gastos do município e vai assegurar o entretenimento e o lazer dos viamonenses. “Por outro lado, vai oportunizar empresários e comunidades organizadas a possibilidade de se inserir com o embelezamento da cidade e a qualidade de vida no meio urbano. O programa visa também ser uma alternativa para que a sociedade civil possa compartilhar a responsabilidade ambiental”, comparou o vereador.