O projeto 279/2017, de autoria do vereador Maninho Fauri – PSD, foi aprovado na sessão de ontem (26) da Câmara Municipal de Viamão – CMV. A matéria autoriza a criação do Programa de Educação Financeira nas Escolas, que será realizado em colégios de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Viamão. O objetivo é  incluir noções e atividades relativas à educação financeira no conteúdo programático, expondo conceitos de economia monetária e de capitais,  planejamento financeiro e princípios contábeis, especialmente débito e crédito.
A Secretaria Municipal de Educação poderá incluir os conteúdos na forma de curso extracurricular ou incorporá-los às disciplinas da grade curricular que apresentem pertinência temática. Além disso, o projeto possibilita que entidades públicas, privadas e universidades realizem, voluntariamente, mediante convite da Secretaria de Educação, palestras sobre os conceitos relativos ao Programa.
O vereador Maninho destaca que o crescimento e o desenvolvimento de uma sociedade também dependem  de educar financeiramente os cidadãos, ensiná-los a controlar seus recursos e respeitar seu orçamento. “Mais do que instruir sobre como administrar seus bens, a Educação Financeira promove uma mudança de comportamento e de velhos hábitos com relação ao uso do dinheiro. Com a linguagem adequada para cada faixa etária, é possível mostrar aos alunos como lidar com as finanças do dia a dia e conquistar a independência financeira”, pondera Maninho Fauri.