A Câmara de Viamão concedeu o Título de Cidadã Viamonense para a irmã Terezinha Gaio, de 73 anos, natural de Flores da Cunha. A iniciativa foi da vereadora Belamar Pinheiro – PSDB. De acordo com a vereadora Belamar, a concessão do título de Cidadã Viamonense à Irmã Terezinha Gaio representa o reconhecimento pelo trabalho realizado pelas irmãs e pela importância da história da sua congregação na cidade de Viamão, que tem 55 anos de caminhada partilhada.
A homenageada iniciou sua formação religiosa aos 15 anos, em Porto Alegre, na Congregação das irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Entre a década de 60 e 70, a irmã Terezinha morou em Viamão pela primeira vez.
Uma história que se confunde um pouco com a história da Casa de Retiros Nossa Senhora da Divina Providência, localizada na rodovia Coronel Acrísio Martins Prates, em Viamão. A construção desta casa foi marcada pelo esforço das Irmãs da Congregação, que fizeram uma peregrinação em busca de recursos.
Em 1982, a irmã retornou para Viamão e passou a integrar a equipe. O objetivo da obra é acolher grupos de pastoral popular e outros, oferecendo um espaço para encontros, retiros e estudos. Além disso, o local acolhe as irmãs para descanso, férias e encontros da região.