Na sessão desta terça-feira (2), a Câmara de Viamão, por iniciativa do vereador Guto Lopes – PSOL, concedeu uma Moção de Parabenização para Leandro Beis Fraga, o Leandro Raí, mergulhador homologado pelas Forças Armadas e pelo Comitê Olímpico, e recordista de Stand Up Paddle, por 11 anos.
O recordista gaúcho de remada de longa distância partiu no dia 27 de janeiro da escola Raia 1, em Porto Alegre, após remar por 152 quilômetros, aportou no dia 31 do mesmo mês no Iate Club de Tapes, fazendo paradas estratégicas. Utilizando uma modificada prancha de Stand Up, e no domingo, dia 9 de abril, chegou ao fim da mais longa expedição realizada no Brasil.
Leandro concluiu a Travessia Mar de Dentro, após 76 dias de remada por toda a extensão da Lagoa dos Patos (a maior laguna da América Latina) percorrendo uma distância aproximada de 1.000 quilômetros. O recordista frequenta desde sua infância as praias de Itapuã, onde considera um paraíso natural comparado a outras regiões do país.
Leandro Raí, aos 39 anos, é um dos 10 atletas no mundo com maior remada de Stand Up Paddle. “Para mim é uma honra poder homenagear a difusão do esporte na nossa cidade. Sendo o esporte uma grande força para a nossa juventude. Recordista gaúcho de Stand Up Paddle, fazendo com que nossa cidade seja reconhecida fora da nossa cidade”, disse Guto.
STAND UP PADDLE – É um esporte que está se tornando cada dia mais popular em todo mundo, sendo ele de origem havaiana. O esporte é uma forma antiga de surf, e ressurgiu como uma maneira de os instrutores de surf administrarem os seus grandes grupos de alunos, pelo fato de estar em pé na prancha lhes dar uma maior visibilidade.