Com 13 votos favoráveis e cinco contrários, a Câmara de Viamão manteve o veto ao Projeto de Lei 147/2016, que revoga na integralidade da lei municipal número 3.094/2002. A lei define os critérios para instalação de equipamentos de controle e fiscalização eletrônico de velocidade nas vias públicas administradas pelo município, sancionada em 21 de outubro de 2002.
O presidente da Câmara, Xandão Gomes – PRB, já sugeriu ao prefeito, que sejam retirados os pardais da avenida Liberdade, vila Santa Isabel, e instaladas lombadas eletrônicas.
O líder de oposição, vereador Guto Lopes – PSol, disse que pardais são ilegais, e quem apontou isso foi o Ministério Público. “Os pardais funcionam de forma ilegal até o dia de hoje. O que estamos propondo é que seja regulamentada até 40km a instalação de lombadas e acima de 60km, instalados pardais”.
A vereadora Paulinha do Bebeto – PSDB, tem acompanhado toda a situação envolvendo os pardais. “Eu respeito a oposição, pois não existe governo bom sem uma boa oposição. Em 2002, quando a lei foi criada, não tínhamos asfalto na cidade, mas o ex-prefeito Bonatto asfaltou mais de 60km de vias públicas e muitas vezes precisamos mudar para que a cidade avance”.