A Câmara de Viamão votou e aprovou, por unanimidade, o projeto 151/2017, de autoria do vereador Evandro Rodrigues – PSDB, que promove parceria público privada com as escolas do município. Segundo o parlamentar, a ideia do Programa Adote uma Escola foi criada com o objetivo de incentivar pessoas físicas e jurídicas na contribuição de melhorias e manutenção da qualidade de ensino.
Podem aderir ao programa, além das pessoas físicas e jurídicas, associações de moradores e entidades da sociedade civil, através de doação de equipamentos, manutenção e conservação das escolas e equipamentos, reforma e ampliação de prédios escolares ou de outras ações que visem a beneficiar o ensino nas escolas municipais e realização de atividades culturais, educacionais e esportivas, dependendo de prévia aceitação da escola adotada.