Viamão, BR
sexta-feira, 19 de abril, 2024
Início Destaque Dois projetos de lei do vereador Evandro são aprovados

Dois projetos de lei do vereador Evandro são aprovados

Os PLls 140/2017 e 150/2017, de autoria do vereador Evandro Rodrigues - PSDB, foram aprovados na sessão da Câmara Municipal de Viamão de ontem.

Desconto em restaurantes para quem teve o estômago reduzido
O primeiro projeto do vereador Evandro Rodrigues – PSDB, que entrou em votação na sessão desta terça-feira, era para estabelecer a obrigatoriedade de desconto em restaurantes em Viamão para pessoas que tenham realizaram a cirurgia bariátrica ou por qualquer outra gastroplastia, que é a redução do estômago. A matéria recebeu seis votos contrários.
Com o PL 140, os restaurantes e similares que servem refeições “à la carte” ou porções ficam obrigados a oferecer para este público meia porção com desconto de 50% sobre o preço normal da refeição integral, assim como aqueles que servem refeições na modalidade “rodízio” e “festival”. Nesta lei o consumo de bebidas não está incluído.
Para ter direito ao benefício, o cliente precisa comprovar sua condição, através da apresentação de laudo médico ou declaração de médico responsável, inscrito  no Conselho Regional de Medicina. De acordo com o vereador Evandro Rodrigues, a cirurgia bariátrica reduz a quantidade de absorção de alimentos no corpo, diminuindo também a ingestão, pois a bolsa gástrica é reduzida.
“Não é justo que o cliente pague exatamente igual aqueles que não foram submetidos a este procedimento médico”, analisa o vereador.
Programa de Vacinação para Estudantes Viamonenses
Já o PL 150/2017 institui o programa de vacinação para estudantes viamonenses, seja em escolas do município ou não, devidamente identificados e que estejam estudando na época do Calendário dos Programas de Vacinação. Serão aplicadas vacinas contra a gripe, influenza e de risco infecciosa.
O vereador Evandro Rodrigues pondera que a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecida em 2006, caracteriza a atenção básica como um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, considerando o risco e a vulnerabilidade que os alunos correm. Por isso, as vacinas são recomendadas para proteger este grupo, pois um estudante infectado pode passar o vírus para muitas pessoas em apenas um dia.