Edi da Silva Bagé é um dos treze filhos de Ursolina da Silva e Vitoriano da Silva. Nasceu no dia 3 de setembro de 1948, em Bagé, no interior do estado do Rio Grande do Sul.
Após conhecer a vida dura dos pais trabalhando no sol causticante para sustentar a família, resolve tentar a vida em uma cidade maior e em 1975 veio morar em Viamão, deixando toda sua família em Bagé.
Trabalhou como mestre de obras em Porto Alegre até metade da década de 80, quando decide abrir seu próprio negócio, que manteve até se aposentar. Estudou o ensino dentro da sua realidade do pouco tempo que ainda lhe restava no dia a dia, sempre dedicado na escola como nos seus tantos afazeres.

Edi sempre dedicou sua vida ao voluntariado em prol da comunidade, organizando reuniões com os moradores locais do bairro onde morava, chegando a fundar a Associação Comunitária de Moradores e Amigos do Parque Araçá (ACOMAPRA), tendo sido seu primeiro presidente.

Em seguida para com intuito de ocupar os jovens, adolescentes e adultos, fundou o Esporte Clube Tucano, Uma homenagem ao símbolo do PSDB, partido que ajudou a fundar em 1992. Através do Esporte Clube Tucano seguiu sua vocação de, através do futebol, ajudar crianças, jovens, adolescentes e adultos em vulnerabilidade social. Edi sempre acreditou no esporte como ferramenta de transformação social, que aproxima as pessoas, promove a convivência amigável e gentil entre comunidades vizinhas e principalmente: desperta o interesse das pessoas em acreditar em uma vida melhor.

Por toda a sua história junto às comunidades, passou a ser uma grande liderança local, servindo de elo de ligação entre as comunidades da grande São Tomé e Capororoca junto à prefeitura de Viamão. Edi levou a conhecimento dos prefeitos várias demandas das comunidades como: canalização de esgoto cloacal, iluminação de ruas e praças, abertura de ruas, colocação de abrigos nas paradas de ônibus, construção de praças, campos de futebol e asfaltamento de rua.

Líder comunitário a mais de 30 anos foi Sub Prefeito do 5° Distrito do espigão pelo segundo mandato do Governo de Pedro Antônio de Godoy. (1989 á 1991), assessor do Deputado Estadual Cássia Carpes na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2014/2015 e concorreu por seis vezes sendo suplente no ultimo governo Alex pelo partido PTB, assumindo a cadeira por diversas vezes.
Em 2016 foi eleito pelo partido PSDB com 1.184 votos e já em seu mandato de vereador foi nomeado Presidente da Comissão dos Direitos dos idosos da Câmara Municipal de Viamão.

Acesse o Facebook do vereador: facebook.com/VereadorEdi
E-mail: EdiBage@camaraviamao.rs.gov.br
Praça Júlio de Castilho S/N
Centro – Viamão/RS
Telefone (51) 3485-4906