O vereador Francinei Bonatto – PSDB, foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Viamão – CMV, na sessão desta terça-feira (19). O parlamentar foi escolhido por 17 votos, num total de 21 parlamentares, sendo três abstenções e um voto contrário.
Empresário e pós-graduando em Gestão de Equipes e Lideranças e formado em Administração pela PUCRS, Francinei Bonatto, aos 27 anos, chegou ao Legislativo viamonense pela primeira vez e foi o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2016. Agora, aos 28 anos, Francinei assumirá a chefia do Legislativo de Viamão.
No discurso, após a confirmação de seu nome para 2018, ele defendeu o compromisso com a seriedade, transparência e muito diálogo. “Esse é um momento ímpar. É com muita responsabilidade e gratidão a cada um dos vereadores e com muita seriedade e compromisso que quero trabalhar. Encaro o desafio com muito comprometimento”, disse Francinei.
O presidente eleito disse ainda que o objetivo é fazer a diferença na vida dos viamonenses. A votação de hoje resultou na troca de três dos cinco integrantes da atual Mesa Diretora. Os dois únicos da atual composição a integrar a nova formação são os vereadores Sérgio Ângelo – PV e Joãozinho da Saúde – PMDB.
Confira a composição da Mesa Diretora do Legislativo em 2018:
  • Presidente:Francinei Bonatto – PSDB
  • 1º vice-presidente: Sérgio Ângelo – PV
  • 2º vice-presidente:Joãozinho da Saúde – PMDB
  • 1º secretário: Márcio Katofa Schenk – PSB
  • 2º secretário:Dieguinho Santos – PSD
Mais jovem vereador eleito presidente de Viamão
 Com 28 anos, o vereador Francinei Bonatto – PSDB, é o presidente mais jovem a assumir a cadeira de chefe do Legislativo de Viamão. Em 1976, o então vereador Carlos Alberto César da Silva, o Bebeto, era eleito o presidente pelo Movimento Democrático Brasileiro – o MDB, o mais jovem parlamentar até hoje.
Bebeto, segundo informações da esposa Irismar Tavares da Silva, foi eleito pela primeira vez a vereador de Viamão, em 1972, na época em que os parlamentares não eram remunerados. Bebeto foi seis vezes presidente da Câmara de Viamão.