Na tarde de hoje (31), a Câmara de Viamão, por iniciativa do vereador Francinei Bonatto – PSDB, concedeu moção de Parabenização e Aplausos ao Núcleo de Viamão de Criadores de Cavalos Crioulos – NVCCC, entidade cultural e extensionista da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos – ABCCC, que congrega criadores, usuários e interessados pelo Cavalo Crioulo na cidade e arredores.
Também foram homenageados com moção, o ginete Adriano Streck – Freio de Prata 2012, o ginete Adriano Nardi Comunello – Freio de Ouro 2017 e a Cabanha Marca dos Santos e sua proprietária Gilvane Teresinha Marca dos Santos, dona do Cavalo F5 Licurgo do Tapajós, campeão nacional de Rédeas da Associação Nacional de Rédeas – ANCR. A Cabanha Marca dos Santos fica localizada no distrito de Águas Claras.
 FREIO DE OURO: A maior prova da Raça Crioula promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, onde todos os anos, mais de três mil cavalos iniciam o ciclo de provas do Freio de Ouro, buscando índices que os permitam avançar na competição, porém apenas 96 cavalos (48 machos e 48 fêmeas) chegam à fase final, que ocorre durante a Expointer, maior feira agropecuária da América Latina.
 “Propus a homenagem pelo trabalho e pelo o que o grupo representa para o desenvolvimento do nosso município. A equideocultura nacional passa por um importante momento, mostrando franca expansão na maior parte dos estados do Brasil, da mesma forma que acontece no RS”, disse o vereador Francinei Bonatto.