O presidente da Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara de Viamão, vereador Guto Lopes – PSOL, lamentou a notícia que foi divulgada nos últimos dias, sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo de Viamão, autorizado pela AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul, a partir do dia 1º de Junho.
O vereador solicitou que a Câmara de Viamão convoque os presidentes da AGERSG e da Metroplan para que esclareçam os motivos do aumento da tarifa intermunicipal. “O argumento da AGERGS é que o desemprego gerou queda no número de passageiros. Na minha opinião, o aumento da passagem vai gerar mais desemprego. É o pobre sempre paga pela crise”, lamentou o vereador, avisando que vai lutar para reverter a situação.
INFORMAÇÕES – O Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) aprovou o reajuste na tarifa dos ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre, com revisão tarifária estipulada em 6,24%. O presidente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional do Rio Grande do Sul (Metroplan), Pedro Bisch Neto, disse que a composição do reajuste foi inflacionária.
Em toda a Região, o número de viagens caiu de 450 mil para 420 mil desde 2016: “O desemprego está causando queda no número de passageiros”, diz Bisch Neto. Em Viamão ainda não foram divulgados oficialmente os novos valores, mas aplicando o percentual do reajuste devem ficar os seguintes:
  • Mínima: R$ 3,90 ou 3,95
  • Comum: R$ 5,70