Na sessão desta quinta-feira (10), o vereador Igor Bernardes – PPS, pediu destaque na tribuna para apresentar um projeto de lei, recentemente protocolado pelo parlamentar na Secretaria da Câmara. A matéria dispõe sobre a instituição e o incentivo aos Grêmios Estudantis nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Segundo o vereador, o Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes – cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais, além de um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
“Quando eu vejo todo o caos na política brasileira, vejo a necessidade de exercitar a democracia e a política dentro das escolas. Acostumar os jovens à participação política ativamente com as estruturas de poder é prepará-los, também, para a atuação cidadã em nossa república”, disse o vereador Igor Bernardes.
SAIBA MAIS – O vereador Armando Azambuja – PT, anunciou que é autor de duas leis que tratam dos Grêmios Estudantis. Uma delas é a 3840/2011, de 28 de março de 2011, que assegura a organização e implementação de Grêmio Estudantil nas escolas do ensino fundamental da rede pública municipal de Viamão. A segunda lei 3.860/2011, cria e disciplina da carteira escolar, através dos Grêmios Estudantis e dá outras providências.