Criar um espaço para debates sobre as políticas públicas direcionadas aos Povos de Terreiro e da liberdade religiosa em Viamão é o objetivo do PL 169/2017, de autoria conjunta dos vereadores Guto Lopes (PSOL), Adão Pretto Filho (PT) e Dilamar de Jesus (PSB). A matéria cria a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Terreiro na Câmara.
Na tarde da última sexta-feira (18), a Câmara Municipal de Viamão – CMV, realizou uma Audiência Pública no Plenário Tapir Rocha para discutir o projeto com a comunidade. Participaram da reunião, além dos proponentes, os vereadores Sérgio Ângelo (PV), Rodrigo Pox (PDT), Francinei Bonatto (PSDB) e Evandro Rodrigues (PSDB).
“Nosso objetivo é sair daqui com o projeto bem encaminhado, satisfazendo o povo de terreiro. O que acontece aqui hoje não é um debate isolado, ele está acontecendo em várias câmaras do nosso Estado, e na Assembléia Legislativa”, disse o vereador Guto Lopes, que presidiu a reunião.
“Há mais de trinta anos eu luto pelos nossos direitos aqui no município. A frente parlamentar é para que as nossas necessidades possam ser ouvidas pelos vereadores. Nós temos o maior número de casas de religião do RS e precisamos de legislações que protejam a nossa cultura”, disse o pai Washington de Oxalá.
“Por Povo de Terreiro fica compreendido o conjunto de mulheres e de homens vivenciadores de matriz africana e afro-umbandistas. Neste conceito, os povos tradicionais de matriz africana estão contemplados e aliados à Umbanda e à Kimbanda”, esclareceu o pai Rodrigo de Xapanã.
O projeto que cria a Frente segue agora para apreciação dos vereadores, em plenário na Câmara, e deve ser votado nas próximas semanas.
O QUE É UMA FRENTE PARLAMENTAR
Frente Parlamentar é o nome dado a um grupo de representantes do Poder Legislativo que se juntam para fortalecer a causa que defendem. Os grupos são formados pelos parlamentares que mais se identificam com o objetivo a ser pleiteado, independente de partido ou posição política.