O prefeito de Viamão, André Pacheco – PSDB, atendeu uma das sugestões do presidente da Câmara de Viamão, Xadão Gomes – PRB, com relação a velocidade permitida dos controladores de velocidade, em alguns pontos da cidade. Xandão recomendou, durante alguns debates sobre fiscalização eletrônica, realizados no Legislativo, que a Prefeitura ajustasse o tempo e a velocidade, principalmente naqueles equipamentos que estavam registrando infrações.
Em nota divulgada pelo Departamento de Imprensa da Prefeitura de Viamão, serão instalados displays luminosos indicativos de velocidade em quatro pontos onde estão inseridos controladores com velocidade máxima de 40km/h. O presidente Xandão Gomes, avalia que a ação da Prefeitura vai qualificar e proporcionar mais segurança aos motoristas que trafegam pelas vias.
O governo firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, no qual também suspendeu, até que sejam julgadas, as infrações apontadas por seis pardais com velocidade de 60km/h – instalados nas avenidas Bérico Bernardes (dois equipamentos),  Caminho do Meio (dois equipamentos) e Capitão Gentil Machado de Godoy (dois equipamentos).
São oito equipamentos indicativos de velocidade que estão sendo instalados na rua dos Açores (quatro), na avenida Liberdade (dois) e na avenida Walter Jobim (dois). Na prática, o equipamento converte os pardais, já instalados e em funcionamento, em uma lombada eletrônica. Já nos furões, que estão localizados junto a sinaleiras, e que também apontam o excesso de velocidade, o equipamento não é compatível.