O projeto de lei 191/2017, de autoria da vereadora Belamar Pinheiro – PSDB, foi aprovado na sessão de ontem (14), da Câmara Municipal de Viamão, e estabelece a prioridade nas consultas médicas e exames para pessoas com mais de 60 anos, deficientes e crianças de até 12 anos, no âmbito da rede Municipal de Saúde.
As consultas deverão ser obrigatoriamente marcadas no prazo de dez dias para idosos e sete dias para crianças e adolescentes. As marcações para consultas com médicos especialistas e realização de exames são realizadas pelo serviço de tele agendamento e também deverão obedecer aos prazos referidos.
A vereadora Belamar ressalta que a matéria objetiva atender de maneira ágil todos que precisam de um atendimento prioritário ou imediato, oferecendo um serviço de qualidade às pessoas e a suas famílias, preservando a vida de quem precisa.
“O projeto pretende instituir em lei o que hoje não existe, uma vez que o atendimento é realizado de forma única e para todos, e muitos não têm condições de esperar até ser atendido, colocando em risco as frágeis vidas que necessitam de mais cuidados e suporte médico. Portanto, esta mudança traria maior comodidade aos que mais necessitam, além de qualificar o atendimento”, diz a vereadora.