A Câmara de Viamão aprovou nesta semana, por unanimidade, o projeto de lei 102/2017, do vereador Dieguinho – PSD, criando o Programa Mulher Saudável, que através de um ônibus itinerante, vai visitar comunidades, realizando atendimentos preventivos para mulheres.
A ideia é promover o atendimento de coleta de pré-câncer, mamografia, exames de rotina, exame de toque, orientações em saúde da mulher, planejamento familiar e vacinação. De acordo com o vereador, a proposta é facilitar o acesso da mulher à prevenção básica em saúde.
“Estes procedimentos são feitos nas unidades de saúde, que muitas vezes acabam ocasionando filas e transtornos. Com a implantação, vamos amenizar estes fatores, otimizando melhor o tempo dos funcionários. O ônibus terá um enfermeiro, um técnico em enfermagem, um motorista e o material a ser utilizado”, adianta Dieguinho.