Duas viamonenses engajadas na promoção de políticas para as mulheres utilizaram a Tribuna Popular na Câmara Municipal de Viamão, nesta terça-feira (8), uma iniciativa da vereadora Belamar Pinheiro – PSDB. Fátima Alves e Maria dos Navegantes, idealizadoras do Serviço de Informação à Mulher – SIM, são voluntárias e depois de alguns anos, retomaram o trabalho, desta vez na comunidade da vila Augusta.
Fátima Alves e Maria dos Navegantes fizeram parte da primeira turma Promotoras Legais Populares, formada em 2000. Fátima lembrou do serviço criado em 2003 que atendia mulheres vítimas da violência doméstica e que repercutiu até 2006 na escola Ayrton Senna da Silva, aqui em Viamão.
“A partir de maio deste ano, retomamos o serviço como promotoras a convite da promotora Roberta Morillos do Ministério Público, em parceria com a Prefeitura de Viamão. O objetivo é acolher as mulheres em situação de violência doméstica e promover ações nas comunidades”, disse Fátima Alves.
Maria dos Navegantes lembrou que o mês de agosto é lembrado também pela criação da lei 11.340 – Lei Maria da Penha, que este ano completou 11 anos. “Certamente é um importante mecanismo para coibir e prevenir a violência doméstica contra a mulher. A ideia é ter um espaço de atendimento à mulher dentro da nossa cidade e é isso que estaremos dispostas a fazer”, disse Maria dos Navegantes.
Os vereadores Adão Pretto Filho – PT, Nadim Harfouche – PP e Francinei Bonatto – PSDB, destacaram a importância da Lei Maria da Penha e o serviço das promotoras viamonenses que retorna na cidade.
“Quero parabenizar o trabalho das promotoras legais e destacar que é necessário punições mais severas aos que praticam esse tipo de violência”, pontuou o vereador Nadim Harfouche.