Vereadora Belamar Pinheiro – PSDB, conduziu a sessão desta quinta-feira (4), durante reunião do presidente Xandão Gomes – PRB.
O vereador Evandro Rodrigues – PSDB, trouxe um novo capítulo sobre a possibilidade de construção de presídio de segurança máxima no Rio Grande do Sul. A favor da instalação em Viamão, após a cidade de Charqueadas não ter atendido os requisitos, o vereador Evandro acha inadmissível aceitar que o empreendimento prisional faça divisa com a Escola Técnica de Agricultura – ETA, área que testaria sendo sondada pelo Governo do Estado.
Guto Lopes do PSOL, se solidarizou com a luta do colega de legislatura e alegou que os moradores da região de Itapuã, outra suposta área em análise, são contrários a construção na área que hoje abriga o Hospital Colônia da região. “Não estamos tratando de presos do nosso RS, mas do país inteiro, e quando o adjetivo é “Segurança Máxima”, são líderes do crime organizado”, analisou Evandro.
As penitenciárias se diferenciam dos presídios normais porque abrigam presos submetidos ao Regime Disciplinar Diferenciado, cujo caráter é nitidamente disciplinar. As penitenciárias federais poderiam ser caracterizadas como unidades de detenção administrativa, porque a inclusão nelas resultaria de objetivos estratégicos e conveniência administrativa.
O vereador Igor Bernardes – PPS, também acredita na relevância para a instalação deste modelo prisional, porque conforme ele, novos investimentos também serão disponibilizados para a cidade, mas tudo precisa ser avaliado, por exemplo o local. “Vivemos uma situação parecida com relação ao Instituto Penal de Viamão e a escola Isabel de Espanha, onde presos e alunos viviam próximos”, lembrou o parlamentar.
Como alternativa, o vereador Igor Bernardes, sugeriu uma ampla discussão, que trataria de locais de instalação e as contrapartidas por parte do município. “Sabemos que isso será imposto pelo Governo do RS e Federal, mas precisamos estar a par do assunto”, completou Igor Bernardes.