A cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Viamão, que comandará os trabalhos do Poder Legislativo em 2019, aconteceu na tarde desta quinta-feira, no Plenário Tapir Rocha. Na primeira sessão ordinária do ano, estiveram presentes entidades representativas da cidade, autoridades políticas e a comunidade.
O ex-presidente Francinei Bonatto – PSDB, fez a transmissão do cargo para o novo chefe do Poder Legislativo em 2019, André Gutierres – Progressistas, que terá ao seu lado a vereadora Belamar Pinheiro – PSDB, como 1ª vice-presidente, vereador Dieguinho Santos – PSD, como 2º vice-presidente, Dilamar de Jesus – PSB e Eraldo Roggia – PTB, respectivos 1º e 2º secretários.
NOVO PRESIDENTE – O presidente André Gutierres – Progressistas, agradeceu sua família e seus amigos que foram importantes na condução de seu mandato como vereador. “Queremos que mais investimentos sejam feitos no município, objetivando o interesse público. A nossa sociedade quer uma política nova, com melhorias em nosso cotidiano e para isso precisamos buscar parcerias e obras nos mais diversos setores. Viamão precisa de maior repasse na saúde e de melhorias na segurança pública, e nosso compromisso é de auxiliar o crescimento da cidade”, completa o presidente André Gutierres.
O atual chefe do Poder Legislativo lembrou, ainda, a representatividade de Viamão na história do Rio Grande do Sul. “Independentemente de ideologia partidária, queremos o bem de Viamão, que é tão representativa na história rio-grandense. Somos um povo que tem trabalho e dedicação para com o nosso Estado. Portanto, vamos trabalhar com todos os Poderes de forma harmônica para o bem do município”.
André Gutierres também fez referência às presidências anteriores do Legislativo viamonense: “Os presidentes Francinei Bonatto e Xandão Gomes conduziram muito bem o Legislativo em suas respectivas gestões e espero que possamos continuar com as discussões políticas que favoreçam o nosso município”, afirmou.
A vereadora Belamar Pinheiro – PSDB, que assume como 1ª vice-presidente, falou sobre a relevância da participação das mulheres na política local. “Muito me honra fazer parte dessa mesa diretora como vice-presidente, mas é preciso enfatizar a importância de que a representação das mulheres no Poder Legislativo aumente. Muitas conquistas já tivemos, mas ainda são necessários avanços. As mulheres precisam ocupar cada vez mais os espaços políticos, trabalhando em prol do município. Que tenhamos um excelente 2019”, disse Belamar Pinheiro.
O líder da oposição, vereador Rodrigo Pox – PDT, desejou sucesso na condução dos trabalhos do novo presidente. “Iniciamos mais um ano de bastante trabalho nesta Casa Legislativa. A busca por melhorias na cidade é o objetivo de todos. Desejamos uma boa gestão ao presidente André Gutierres e estamos à disposição para o diálogo construtivo, no intuito de promover avanços em Viamão”.
No término da sessão, os vereadores organizaram as Comissões Permanentes para 2019 e definiram as datas das sessões representativas, durante o recesso parlamentar que acontece até o dia 13 de fevereiro. Durante o período, setores e departamentos da Câmara de Viamão funcionarão normalmente. No dia 15 de fevereiro, são retomadas as sessões ordinárias, em horário regimental, nas terças e quintas-feiras, a partir das 16h.