A Câmara Municipal de Viamão – CMV realizou ontem (15) uma audiência pública para debater sobre a segurança e a sinalização da ERS 040 em Viamão, reunindo autoridades do município, do Estado e também a comunidade.
No encontro, foram debatidas as possibilidades de ampliação da segurança da ERS 040, no perímetro de Viamão. Motoristas e moradores das margens da rodovia puderam expor os problemas que contribuem para a ocorrência de acidentes com vítimas leves e fatais, além de prejuízos materiais.
A audiência pública foi conduzida pelo presidente da CMV, André Gutierres – Progressistas. “Para nós é importante a participação da população viamonense no debate, de forma que todos puderam trazer a sua sugestão sobre este tema tão impactante na vida da comunidade. Pretendemos encaminhar uma carta de intenções  para a Prefeitura Municipal e para o governo do Estado, expondo  o que a população viamonense quer para a segurança da ERS 040”, fala o presidente André Gutierres.
MESA – Participaram da Mesa o presidente da CMV, André Gutierres, o secretário de Transportes e Manutenção de Frota de Viamão, Raildo Brusch; o representante da Secretaria de Logística e Transportes, Sarico Moura; o diretor de Operação Rodoviária do DAER/RS, engenheiro Walter Moreira Machado Júnior; o Major Itacir Ramos, 18º Batalhão de Polícia Militar e o coronel Amorim, do Comando Metropolitano.

Também compareceram à audiência, o tenente do Comando Rodoviário da Brigada Militar, André Furasté; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Viamão, Milton Pires; o presidente da OAB/RS, subseção Viamão, Nilson Pinto da Silva; o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão – ACIVI, Luís Antônio Pereira e Iraçu Steb, representante da comunidade de Águas Claras, dentre outros participantes.
Os vereadores Joãozinho da Saúde – MDB, Guto Lopes – PSOL, Eraldo Roggia – PTB e Jessé Sangalli também estiveram presentes na audiência pública.
O presidente André Gutierres ressalta que a audiência pública foi bastante produtiva e que a participação dos viamonenses foi fundamental para que os pontos mais críticos pudessem ser analisados. “Reunimos a população e os líderes dos nossos bairros e comunidades, além de representantes da sociedade civil organizada. Foram trazidas muitas sugestões para melhorias em diversos pontos perigosos, inseguros e mal sinalizados da ERS 040. Como destaque, podemos citar a rodovia que atravessa a zona rural como um todo, especialmente nas proximidades de escolas estaduais e municipais, e no nosso perímetro urbano, nas paradas 38 e 47, entre outros pontos perigosos de nossa via”, diz André Gutierres.

O presidente da CMV explica que as sugestões elencadas serão remetidas ao governo do Estado e à Prefeitura Municipal. “Coletamos sugestões dos moradores e de todos que participaram da audiência pública. Vamos juntar todas as informações na ata e remeter, oficialmente, ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER, à Empresa Gaúcha de Rodovias – EGR, à Secretaria de Transporte do Rio Grande do Sul e à Prefeitura Municipal. Vamos seguir na luta, em busca de melhorias para a sinalização e para a segurança da ERS 040, no intuito de gerar avanços para todos que utilizam essa importante rodovia”, completa André Gutierres.