O projeto de lei 196/2019, de autoria do presidente eleito para 2020, Dilamar de Jesus – PSB, que inclui 12 de fevereiro como o Dia de Homenagens ao Exu Senhor Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do município de Viamão, foi aprovado na sessão desta quinta-feira (26), na Câmara Municipal.

De acordo com o presidente da Associação Africanista e Umbandista de Viamão e chefe de gabinete de Dilamar de Jesus, Washington Rocha de Oxalá, essa é uma importante data para os religiosos de matriz africana da cidade.

RELIGIOSIDADE – Segundo a proposição, O Exu Senhor Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas é uma entidade que se apresenta como um homem refinado, alegre e sociável, que gosta de estar sempre rodeado de pessoas, amigos e familiares religiosos, sendo muito requisitado em eventos sociais e religiosos devido à característica de irradiar alegria e trazer conforto aos que o rodeiam.

Na prática religiosa da Quimbanda, a entidade trabalha em todas as áreas da justiça e da saúde, objetivando a ajuda ao próximo. Além disso, de acordo com o projeto, é fundador de inúmeros projetos na Comunidade Tradicional Ylê Oba Osàálá Oromilaiá, onde é mentor espiritual da casa. No local, são desenvolvidas muitas ações sociais como campanhas de agasalho, distribuição de brinquedos, alimentos e demais donativos.