Os vereadores aprovaram nesta sexta-feira (28), em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Viamão – CMV, o projeto de lei 09/2022 que denomina de Centro de Especialidades Infanto Juvenil Dr. Belmar José Ferreira de Andrade, o prédio público de saúde localizado na Rua Dr. Valter de Azeredo.

QUEM FOI DR. BELMAR JOSÉ FERREIRA DE ANDRADE

Formado em medicina em 1969 pela Fundação Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, adotou Viamão nos anos 70 para integrar a equipe do, hoje, Hospital de Viamão. Das especialidades, Dr. Belmar foi o primeiro Cardiologista do Município de Viamão. Estimado plantonista do hospital por anos, ficou conhecido da comunidade viamonense por ser o médico por dom e consultas longas.

Competência como médico clínico, cardiologista e um reconhecido expert na interpretação de ECG. Professor dedicado de anatomia, na UFCSPA na Universidade de Passo Fundo e em vários cursos de especialização na UFRGS. Um exímio palestrante. Médico dedicado e carinhoso de uma geração de professores, servidores e seus familiares do curso de educação física na UFRGS. Foi pesquisador no LAPEX na área da medicina esportiva e vanguarda na introdução de programas de exercícios físicos para cardiopatas no Brasil. Profissional exemplar.

“No início da década de 70, século passado, a Medicina de Viamão acusou radicais mudanças com a chegada de vários colegas médicos, cobrindo áreas e especialidades que a cidade carecia e o único hospital necessitava. Formaram um time, se autodenominavam de Caixa Única, pois os proventos gerados pelo trabalho de todos no Hospital de Caridade eram por todos divididos em igualdade. Um desses desbravadores foi o Dr. Belmar” (fonte Dr. Edson Olímpio)

Logo se identificou com a cidade e seus amigos viamonenses. A integração foi rápida e assim o Dr. Belmar era o “ meu cardiologista”. Homem educado e de porte físico avantajado até poderia destoar de sua afetividade inata, um bonachão que a todos tratou com carinho e desvelo.

“Gaúcho dos quatro costados”, frequentemente pilchado com os mantos sagrados do tradicionalismo Riograndense, parceiro de cavalgadas, proprietário rural na cidade, sempre afeito a uma boa conversa e alguns causos . A vida do Doutor Vilmar é um tratado da melhor Medicina, de um homem íntegro, de família e amigos.