O vereador Jessé Sangalli – PSDB, autor do Projeto de Lei 036/2017, aprovado na sessão desta terça-feira (2), resumiu o conteúdo da proposição, que instituí o Programa Municipal de Mutirão de Reflorestamento e Arborização, a partir de termos de cooperação entre comunidades organizadas e o poder público municipal, de modo que cada um dos envolvidos contribua a medida de suas capacidades para a realização mutirões para o plantio de mudas de árvores em áreas públicas de Viamão.
O objetivo do projeto é a recuperação de ecossistemas naturais degradados de maneira estética ou térmico de uma determinada região. A composição de mudas utilizadas no projeto varia de acordo com as características de cada área, mas de modo geral são priorizadas espécies nativas, que possuem uma rica diversidade botânica.