Iniciativa do parlamentar visa maior segurança para os profissionais do transporte público e usuários das linhas municipais.

Foi aprovado na sessão plenária de hoje (22), o projeto de lei 093/2017, de autoria do vereador Dilamar de Jesus – PSB, que propõe a inversão na roleta no serviço de Transporte Coletivo Municipal de Passageiros de Viamão. A catraca e os painéis divisórios deverão estar dispostos na parte dianteira, após o segundo banco, o que ocorre nos ônibus metropolitanos.
De acordo com o vereador Dilamar de Jesus, a ideia é agilizar, aumentar o conforto e o espaço útil para acomodação dos usuários do transporte coletivo urbano no embarque, por isso é importante adotar medidas que visem reduzir o risco de acidentes decorrentes da travessia dos usuários na frente do ônibus.
“Principalmente na segurança dos profissionais que trabalham no transporte público. A noite o risco é maior, e com essa alteração aproxima motoristas e cobradores, inibindo a ação dos assaltantes, que hoje há um grande índice de roubos nos ônibus”, lembrou o vereador.
Hoje, o embarque para todos os usuários nos coletivos urbanos municipais são realizados pela porta traseira, e o desembarque pela porta dianteira, ou seja, o PL propõe a mudança. As empresas de transporte coletivo terão prazo de seis meses para se adaptarem às exigências contidas na lei, após ser sancionada pelo prefeito.