Nascido em Itapuã, Carlos Augusto Lopes – o Guto, tem 36 anos. Desde jovem, Guto aprendeu a lutar contra as injustiças. Filho de Valmir Lopes, pequeno agricultor e da Professora Ducarmo Batista, aprendeu os valores da honestidade e igualdade. Na Escola Genésio Pires já se destacava como liderança entre os jovens.
Além do Genésio, estudou no Castelo Branco e na UFRGS. Aos 20 anos escolheu Águas Claras como moradia e lá empreendeu muitas lutas comunitárias. Guto Lopes, foi líder dos Movimentos de Luta contra o Pedágio em Viamão, uma batalha em que o povo saiu com a vitória e até hoje não pagamos pedágio por conta desta empreitada. Além disso, tem se dedicado a lutar pela causa do transporte coletivo na cidade.
Filiado ao PT até 2004, Guto saiu do partido para fundar uma nova ferramenta de lutas juntamente com Roberto Robaina e Luciana Genro, que viria a ser o PSOL. Sempre esteve na executiva estadual desde então, foi presidente do partido em Viamão e hoje é vice-presidente estadual do PSOL/RS.
Na Câmara de Vereadores, Guto Lopes é o Líder da Oposição e tem se mostrado um destemido defensor dos trabalhadores da cidade. Já na posse, em seu pronunciamento de estreia, disse uma frase de Zapatta que é o eixo de seu mandato: “Se não há justiça para o povo, que não haja paz para o governo”. Este é o Mandato de Lutas, de Guto Lopes.
Acesse o Facebook do vereador: facebook.com/GutoPsol
E-mail: gutolopes@camaraviamao.rs.gov.br
Praça Júlio de Castilho S/N
Centro – Viamão/RS
Telefone (51) 3485-4929