A escola de samba Acadêmicos da Martinica é a campeã do Carnaval 2020 de Viamão. O desfile aconteceu ontem (15), na avenida Liberdade, na Santa Isabel, e reuniu sete escolas, das quais cinco disputaram o título. A apuração foi realizada na tarde desta quinta-feira (16), no plenário Tapir Rocha e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viamão, Dilamar de Jesus – PSB.

A escola de samba Barão do Upacaraí ficou em segundo lugar, Império da Vila Planalto conquistou o terceiro, Império dos Herdeiros em quarto e Volta da Figueira em quinto lugar. Os quesitos avaliados pelos jurados foram bateria, samba-enredo, harmonia musical, evolução, tema-enredo, fantasia, alegorias e adereços, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira.

O secretário de Cultura, Luciano Alves, afirmou que possibilitar a organização de um carnaval competitivo na cidade é um avanço importante na valorização desta manifestação artística e cultural. “Depois de seis anos é um grande prazer que tenhamos um carnaval competitivo. Buscamos contemplar as necessidades de espaço e condições adequadas para que o desfile acontecesse. Houve uma união e esforço conjuntos, com a organização da Liga Independente das Escolas de Samba de Viamão e as secretarias da cidade para viabilizar este importante evento de valorização de cultura popular. Há a expectativa de que no ano que vem mais escolas participem e seja um carnaval ainda mais belo do que este”, fala o secretário de cultura.