Foi aprovado na sessão extraordinária desta sexta-feira (28), o projeto de lei 14/2022 de autoria do poder executivo que altera o artigo 1º da Lei Municipal 5,051/2021 que autoriza a contratação temporária de profissionais, destinados ao atendimento emergencial de necessidade temporária e de excepcional interesse público, na rede municipal de ensino, para enfrentamento dos reflexos causados pela covid-19. 

Com a nova redação o artigo passa a ter a seguinte redação:

Assistente Social 14  -30h

Assistente Educacional 100 – 40h 

Auxiliar Administrativo 8 – 40h 

Auxiliar de Educação Infantil 10 – 40h 

Enfermeiro 3 – 30h

 Fonoaudiólogo 10- 20h 

Fisioterapeuta 2 – 30h 

Monitor de Educação Especial 80 – 40h

Monitor de Transporte Escolar 3 0 – 4 0 h

 Neuropediatra 4- 2 0 h 

N u t r i c i o n i s t a 3 – 3 0 h 

O ft a l m o l o g i s t a 3 – 2 0 h

 Professor de Artes 1 0 – 2 0 h

 Professor de C i ê n c i a s 1 – 2 0 h 

Professores de E d u c a ç ã o  Especial 1 0 – 2 0 h 

Professor de E d u c a ç ã o  Infantil 8 – 2 0 h

 Professor de Geografia 1 – 2 0 h 

Professor de História 1 – 2 0 h

 Professor de L í n g u a Estrangeira Inglês  1 – 2 0 h 

Professor de L í n g u a  Portuguesa 3 – 2 0 h

 Professor de M a t e m á t i c a  4 – 2 0 h 

Professor de Séries Iniciais 8 -20h

 Psicólogo 18 – 20h 

Psicopedagogo 11 – 30h 

Psiquiatra 1- 20h 

Terapeuta ocupacional 8 – 30h

Segundo a proposição, o Gabinete Integrado de Cuidados com as Pessoas tem o foco no atendimento socioafetivo, dificuldades de aprendizagem e vulnerabilidade social, conjugado com oficinas e laboratórios de estudos, a fim de melhorar adaptação dos alunos e comunidades escolar ao ambiente pós-pandêmico, reforçando os laços escolares e o resgate aos conhecimentos essenciais. 

“Iniciamos os atendimentos em 5 Polos em setembro de 2021,em Dezembro mais 3 Polos e de lá para cá, a demanda do número de alunos e familiares para atendimentos vem aumentando de forma bem expressiva. Com base na produtividade feita pelas equipes de multiprofissionais das escolas Polos nestes meses foram realizados mais 2050 (dois mil e cinquenta) atendimentos com Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Professores de Educação Especial e Monitores de Educação Especial. Já nos atendimentos das oficinas sócio afetivas nas escolas da rede municipal foram realizados mais de 36000 (trinta e seis mil) atendimentos aos alunos”, explica o prefeito Valdir Bonatto. 

A rede pública conta com 9 escolas Polos que atendem os alunos da própria escola Polo e mais os alunos das escolas próximas, e assim para que se atenda a demanda reprimida destas escolas próximas, e a programação da descentralização ao acesso das comunidades nas diversas regiões da cidade. 

 O prefeito Bonatto fala que existe a necessidade de contratação para sanar as necessidades da rede pública. 

“Se faz necessário a abertura de novos Polos para qualificar a rede de atendimento aos alunos e das famílias Viamonenses. Poderemos assim ampliar o número de atendimento nas escolas próximas aos Polos e estender o atendimento aos alunos do EJA”, diz o chefe do executivo. 

Hoje o GIP na escola conta com oito polos em funcionamento sendo: Polo Farroupilha, Polo Dom Diogo, Polo Luciana de Abreu, Polo Araçá. Polo Monte Alegre-Caic, Polo Humberto de Campos, Polo Apolinário, Polo Pasqualini. 

E aguarda a liberação de novos Polos: Polo Itapuã, Polo Monteiro Lobato ( vila Elza), Polo EJA (itinerante) e ampliação das equipes de atendimentos nos polos já existentes.