A Câmara Municipal de Viamão – CMV realiza sessão especial, conduzida pelo presidente Luís Armando Azambuja – PSDB, nesta quinta-feira (25), para apresentação do trabalho da Brigada Militar em Viamão, com a participação do tenente coronel Alexander Duarte, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar – BPM, do subcomandante da Brigada Militar de Viamão, Vinícius Aguiar Ayres, do prefeito de Viamão, Valdir Bonatto – PSDB, e do diretor da Guarda Municipal de Viamão, Mário Santa Maria Jr.

O comandante Duarte, do 18º BPM, apresentou algumas ações realizadas pela Brigada Militar e enalteceu que os 184 anos da BM se confundem com a história do Rio Grande do Sul. O tenente coronel enfatizou o trabalho realizado pelo RS Seguro – Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública e que atua no combate ao crime e na qualificação do atendimento ao cidadão, com foco territorial, em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica. “Neste ano verificamos uma redução de 18% dos casos de homicídio em Viamão. Este índice precisa ser melhorado, mas entendemos que estamos direcionando todos os nossos esforços para alcançar uma redução ainda maior”, diz. O comandante Duarte também citou que houve uma diminuição de 16% no roubo a pedestres, elevação de 30% no que se refere às prisões por flagrante e um aumento de 60% nas apreensões de armas de fogo. “Certamente salvamos muitas vidas ao retirar estas armas de circulação”, pontuou.

Comandante do 18º BPM aponta redução de 16% no que se refere a roubo a pedestres

O comandante Duarte falou, também, que a população pode contatar a BM através do número de Whatsapp (51) 34925450, disponível para demandas que não são consideradas urgentes, mas que carecem de atenção, aproximando a Brigada Militar ainda mais da comunidade.

O diretor da Guarda Municipal de Viamão, Mário Santa Maria Jr., destacou a relevância do termo de cooperação para um sistema integrado de segurança dos municípios, com a utilização de circuitos de videomonitoramento, cursos à Guarda Municipal e outras ações de aperfeiçoamento. O diretor afirmou que a criação de um grupo de gestão integrada dos municípios possibilita avanços no debate e nas ações referentes à segurança pública.

PREFEITO – O prefeito Valdir Bonatto, em sua manifestação no plenário Tapir Rocha, refletiu sobre a importância do debate sobre a área da segurança e sinalizou a relevância da constituição de um centro de controle de Inteligência Integrada com os segmentos que compõem a segurança pública. “O ano de 2021 é composto por muitos desafios. Em uma primeira etapa, desenvolvemos as ações necessárias ao combate à Covid-19. Depois, enfrentamos as dificuldades na área da educação para promover a sua crescente melhoria. A segurança é a terceira etapa que necessitamos debater e trabalhar de forma conjunta a todas as forças de segurança”, falou o prefeito.

Prefeito Bonatto enfatiza a importância do debate sobre as ações integradas na segurança pública

O chefe do Poder Executivo também apresentou projetos de lei que devem ser apreciados nos próximos dias pelos vereadores. Bonatto explicou que o PL 186/2021 cria o Programa Alimenta Viamão para aquisição de alimentos oriundos da Agricultura Familiar no município de Viamão, com a finalidade de doação simultânea a famílias em insegurança alimentar e vulnerabilidade social. “Esperamos investir, ainda em dezembro, R$ 200 mil em cestas básicas para as famílias carentes. Nosso objetivo é auxiliar aqueles que mais precisam e fortalecer a agricultura familiar”, disse.

Valdir Bonatto também fez explanação a respeito do projeto de lei 187/2021, que autoriza o Poder Executivo a adquirir imóvel para a ampliação dos serviços hospitalares do Hospital de Viamão. “Nós queremos qualificar ainda mais a saúde do município e ampliar os serviços hospitalares. Nosso compromisso é beneficiar a população a atender esta importante demanda”, finalizou.

O PL 188/2021 autoriza o município a desafetar, desmembrar, permutar por unidade construída no local, assim como
alienar por venda imóveis de propriedade do município de Viamão por meio de processo licitatório na modalidade de concorrência pública.