Na sessão plenária remota desta terça-feira (23), da Câmara Municipal de Viamão – CMV, o presidente Armando Azambuja – PSDB anunciou que o Poder Legislativo doará R$ 2 milhões para a Prefeitura investir em políticas públicas voltadas à saúde para o combate ao novo coronavírus. “Este valor é oriundo da renúncia de orçamento deste Poder Legislativo para que possamos formar uma parceria com a Prefeitura de Viamão e auxiliar nas ações para conter o avanço do vírus no município. Precisamos de solidariedade, responsabilidade e comprometimento nas lutas contra a Covid-19 e não mediremos esforços para contribuir com a saúde de nossa cidade”, destacou o presidente da CMV.

O prefeito Valdir Bonatto – PSDB manifestou-se na sessão plenária sobre as novas regras vigentes no município, elencadas no Decreto 021/2021 e afirmou que haverá reunião com o Conselho Municipal de Saúde e o Comitê de Operação de Emergência em Saúde – COE para a definição dos investimentos que serão realizados com o montante doado pelo Poder Legislativo viamonense.

– HOSPITAL DE VIAMÃO E UPA – O prefeito Valdir Bonatto também destacou ações adicionais que devem ser implementadas para o enfrentamento da Covid-19 no município. “Estamos enfrentando uma dura realidade com a pandemia pela Covid-19, que tem se alastrado cada vez mais. Para isso, queremos promover melhorias no sistema de saúde e implantar o programa Melhor em Casa no Hospital de Viamão. Este programa permite que pacientes que tenham feito procedimentos ou cirurgias possam realizar tratamento e acompanhamento posterior em casa, sob os cuidados da equipe de saúde que oferecerá suporte”, diz o prefeito.

O chefe do Poder Executivo também citou a necessidade de ampliação do serviço do Hospital de Viamão e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA. “Queremos promover a ampliação do serviço do Hospital de Viamão através da instalação de Unidade Básica que garanta e melhore o atendimento. Além disso, atualmente a UPA opera na sua capacidade máxima. Assim, queremos criar mais um ambiente de recepção para as pessoas. Temos 12 leitos para quem já apresenta comprometimentos de saúde e precisa de acompanhamento. Nosso desafio é acrescentar mais oito leitos na UPA para que já na semana que vem este atendimento adicional esteja disponível”, completa o prefeito.

Valdir Bonatto enfatizou que até sexta-feira deve haver nove ou 10 Unidades de Saúde regionalizadas para imunização a pessoas com menos de 85 anos, além de disponibilização de mais testes rápidos.

– ECONOMIA: O prefeito também destacou a necessidade de retomada da economia de maneira adaptada, mantendo o distanciamento social que o atual momento de pandemia exige. “Vamos seguir com nossas reuniões juntamente ao governo do Estado para que verifiquemos a evolução de nossa cidade e para que continuemos o sistema de cogestão, permitindo a retomada econômica”, pontua o prefeito de Viamão.

A sessão plenária foi transmitida ao vivo pelas mídias digitais da Câmara Municipal de Viamão, sendo seu conteúdo acessível a qualquer pessoa por meio da internet, no site do Legislativo viamonense, no link https://camaraviamao.rs.gov.br/tv/ e também no Facebook (@camaradeviamao).