Na manhã desta quarta-feira (04), a Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente, das Minorias e dos Direitos Humanos, composta pelo presidente Rodrigo do Bar – Cidadania e membros Fátima Maria – PT e Markinhos da Estalagem – PSB, reuniram-se na Câmara Municipal de Viamão com conselheiros tutelares da cidade para tratar sobre a elaboração de projeto indicativo que propõe a criação de Programa Municipal de Repúblicas para acolhimento institucional de jovens que completam 18 anos e que precisam sair dos abrigos em que estavam inseridos. Também estiveram presentes na reunião, a secretária adjunta da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Luiza Andrades, e o diretor-geral da Secretaria Geral de Governo, Luís Felipe Almada.

“No nosso município há uma defasagem em relação a este tipo de atendimento. É preciso amparar estes jovens que são atendidos na rede municipal e que depois precisam dar continuidade às suas vidas de forma independente quando completam 18 anos. Eles precisam de oportunidades e não podem ser abandonados ao saírem dos abrigos, pois muitas vezes não têm onde ficar”, diz o vereador Rodrigo do Bar.

Vereadores da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente encaminharão projeto indicativo ao Poder Executivo

Conforme exposto por representantes do Conselho Tutelar, busca-se promover na República atividades que auxiliem no restabelecimento de vínculos comunitários e sociais, ações culturais, cursos profissionalizantes, inserção gradativa no mercado de trabalho e outras diligências que ofereçam suporte, proteção e independência ao jovem que completa a maioridade e desvincula-se dos abrigos do município.

SEMANECA – No dia 12 de agosto, representantes do Conselho Tutelar estarão na sessão plenária da CMV para a apresentação do referido projeto indicativo, compondo a programação da Semana do Estatuto da Criança e do Adolescente (Semaneca).