A professora Karla Renée, representante do Comitê de Monitoramento e Resistência ao Covid-19 em Viamão, do Movimento pela Vida, manifestou-se na tribuna popular a respeito de possível replanejamento dos investimentos públicos e revisão do orçamento, considerando o período de calamidade pública ocasionado pelo novo coronavírus. A participação aconteceu na sessão plenária remota desta terça-feira (20), da Câmara Municipal de Viamão – CMV.

A professora destacou que neste momento de anormalidade, com mais de 14 milhões de pessoas desempregadas, em um cenário de desigualdade e dificuldade de acesso digital às atividades escolares, é preciso que o Poder Público esteja mobilizado para a promoção de avanços que minimizem estes problemas e que, principalmente, contemple a segurança alimentar da população. “Aqui no município, há seis CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que atendem pelo menos cinco mil famílias. É muito importante que haja uma ampliação do número de cestas básicas nestas instituições, garantindo a segurança alimentar no município”, fala Karla Renée.

A representante enfatiza, também, a necessidade de ampliação do número de testes de Covid-19, assim como da vacinação contra a doença. “Entendemos que o Legislativo deve construir essas possibilidades em conjunto com o Executivo e nos colocamos à disposição para que possamos contribuir neste replanejamento urgente do orçamento. Além disso, consideramos relevante o fornecimento de uma renda mínima emergencial àqueles que são mais desfavorecidos socialmente, assim como assistência ao pequeno empreendedor”, diz Karla.

O Comitê de Monitoramento e Resistência ao Covid-19 em Viamão é composto por mais de 21 entidades da cidade, tendo um ano de existência e sendo formado por membros que desenvolvem trabalho voluntário em um movimento da sociedade civil em defesa da vida.