O projeto de lei 191/2019, que autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar ao Conselho Comunitário Pró Segurança Pública – Consepro o valor de R$ 50 mil, foi aprovado no último dia 21, na Câmara Municipal de Viamão – CMV. A verba será utilizada em benefício da rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, em Viamão.

Os recursos serão utilizados para a estruturação da Sala das Margaridas, um espaço de acolhimento especial para mulheres vítimas de violência, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Viamão.

Além disso, a verba será destinada à aquisição de materiais para o evento chamado 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que ocorre a partir de hoje (25) e que objetiva conscientizar e mobilizar a sociedade para a denúncia de todos os tipos de violência praticados contra meninas e mulheres. Esse evento terá atividades que incluem capacitação de profissionais, além de debate com a comunidade.

De acordo com informações da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – DEAM, durante o ano de 2017, até a data de hoje, nenhum caso de feminicídio foi registrado na cidade de Viamão. Esse resultado coloca o município em um patamar de destaque em relação às outras cidades.