Na sessão plenária remota desta terça-feira (13), da Câmara Municipal de Viamão – CMV, a Coordenadora da Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores – COOVIR, Laura Leymone, utilizou o espaço da tribuna popular para destacar a importância da reciclagem e da coleta seletiva em Viamão.

A COOVIR atua no modelo de autogestão popular, coordenada em sua maioria por mulheres, além de ser uma entidade que valoriza o empreendedorismo solidário.  A cooperativa atua no combate ao desemprego, preza pela valorização, pelo reconhecimento desses trabalhadores e pela preservação do meio ambiente.

A coordenadora destacou que a pandemia afetou bruscamente os recicladores e catadores, que encontram na reciclagem sua fonte de renda.

“Não aceitamos ficar de braços cruzados, essas pessoas que nos procuram, estão sem emprego e por isso temos a responsabilidade de ajudar esse segmento que a pandemia tanto afetou. É um momento de dificuldade, muitas famílias dependem da gente, então buscamos o reconhecimento do nosso trabalho. Por isso que prezamos pelo reconhecimento das cooperativas de reciclados. Queremos ser protagonistas da nossa história”, destacou Laura Leymone.