A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI sobre a iluminação pública da cidade aconteceu na última terça-feira (30), na sala de reuniões da Câmara Municipal de Viamão – CMV.
O presidente da Comissão, vereador Francinei Bonatto – PSDB, explica o que foi realizado.
“Em nossa primeira reunião, definimos a relatoria, que ficou com o vereador Armando Azambuja. Também solicitamos ao Poder Executivo uma série de documentos para embasar o nosso trabalho aqui na CPI. Nosso objetivo é investigar o motivo de ter sido criada uma taxa de iluminação no município para melhorar a iluminação da cidade, pois nota-se exatamente o contrário. Percebemos que o serviço de iluminação pública está cada vez pior. Queremos investigar a destinação do dinheiro arrecadado e pressionar a administração para que este problema seja solucionado o mais rapidamente possível”, fala o vereador Francinei Bonatto.
O vereador Armando Azambuja – PT, relator da CPI, destaca a necessidade de conhecer o destino da arrecadação obtida com a taxa de iluminação pública.
“Hoje o município de Viamão conta com 4 mil lâmpadas queimadas, uma demanda muito grande, que se acumulou com o passar do tempo. Porém, o município já arrecadou perto de 7 milhões nas taxas de iluminação pública, cobradas junto às contas da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE. Por isso, estamos fazendo uma força-tarefa, através da CPI, para que o município coloque em dia essa demanda nos bairros e vilas da cidade. Queremos saber o destino dos recursos arrecadados”, fala Armando Azambuja.
 “Abrimos esta CPI com o interesse de saber onde foi aplicado o dinheiro da taxa de iluminação pública. Votamos a favor da taxa de iluminação e queremos respostas sobre a utilização desta arrecadação no atual momento e também para o futuro”, diz o vereador Márcio Katofa – PSB, que é um dos membros da Comissão.
Os componentes da Comissão são:
Francinei Bonatto (PSDB) – presidente da CPI
Armando Azambuja (PT) – relator
Dieguinho Santos (PSD)
Joãozinho da Saúde (MDB)
Rodrigo Pox (PDT)
Márcio Katofa (PSB)
A próxima reunião da CPI será no dia 9 de maio.