As tradicionais homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes marcaram o dia de ontem (04) em Itapuã, com intensas manifestações de fé da comunidade à protetora dos mares e pescadores. Inúmeros fiéis mobilizaram-se para a festividade e destacaram a importância cultural e religiosa do evento para o município. A comemoração oficialmente ocorre no dia 02 de fevereiro pela Igreja Católica, mas os festejos foram realizados no domingo (04) em virtude de não ser feriado em Viamão.

A programação iniciou cedo com a Celebração da Palavra na Praia dos Passarinhos e a saída da procissão motorizada. Na sequência, houve a procissão fluvial, culminando com a realização de Missa na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Por último, os presentes reuniram-se para o almoço e a Domingueira no Salão Paroquial.

O presidente da Câmara Municipal de Viamão (CMV), Francinei Bonatto – PSDB, e o prefeito André Pacheco – PSDB estiveram presentes na celebração. “É uma importante data para a cidade, mobilizando de forma significativa a comunidade em suas demonstrações de devoção”, ressalta Francinei.

Orações, pedidos e agradecimentos fizeram parte do dia de homenagens com ampla participação dos viamonenses, que enfatizam a relevância de haver em Itapuã uma das mais tradicionais Igrejas em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes. Após a celebração, a imagem ficou exposta para as demonstrações de fé dos devotos.