Na noite da última quarta-feira (24), aconteceu a 4ª edição do Fórum Permanente de Desenvolvimento Social e Econômico, na Câmara Municipal de Viamão – CMV, por iniciativa do vereador Prof. Igor Bernardes – PL, reunindo entidades representativas da cidade, empreendedores e Poder Executivo. O tema abordado foi “Desenvolvimento econômico através de estratégias competitivas”, com a participação do painelista Sérgio Prates, que é pós-graduado em gestão estratégica de custos.

Compuseram os trabalhos, o secretário-geral de governo, Rafael Bortoletti, e o coordenador do Gabinete Integrado para o Desenvolvimento – GID, Túlio Barbosa. Também fizeram parte do Fórum, o SESC (Serviço Social do Comércio), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), ACIVI (Associação Comercial Industrial e Serviços de Viamão/RS), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e CRECI/RS (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis).

“Há um ano, nós fizemos uma reunião com a presença de entidades representativas do município para a criação deste espaço de diálogo e construção do desenvolvimento da nossa cidade. Viamão tem um imenso potencial e condições para desenvolver-se com sua mão de obra, boa localização e área geográfica. Temos espaço para desenvolver ainda mais a economia na parte agrícola e no setor de comércio e serviços”, disse Prof. Igor.

Em sua explanação, o painelista Sérgio Prates falou sobre o desenvolvimento regional, enfatizando que o mesmo não está atrelado apenas ao crescimento econômico, mas também a fatores sociais, culturais, ambientais e políticos, acompanhado da melhoria na qualidade de vida da população. “Viamão tem uma vocação explícita para a agricultura e pecuária, mas apresenta uma vocação tácita para o turismo. Temos, também, uma grande capacidade de instalação de agroindústrias, de associativismo/cooperativismo, além de facilidade de escoamento da produção”, ressalta. Sérgio também elencou a capacidade de turismo como um dos pontos fortes do município, com a possibilidade de desenvolvimento do ecoturismo e business turismo.

O palestrante completou que é preciso compreender a vantagem competitiva do município, que se constitui nos pontos fortes da região, possibilitando um diferencial atrativo em relação ao produto e/ou serviço ofertado.

“Houve um crescimento significativo da produção agrícola da cidade nos últimos anos. Porém, também houve expansão de outros setores, de maneira que, atualmente, 10% de nossa economia vem da agropecuária. Viamão tem muitas potencialidades, sendo importante destacar a capacidade de produção de alimentos orgânicos”, falou o painelista.

O secretário-geral de governo, Rafael Bortoletti, afirmou que o município pretende elaborar um projeto a fim de buscar mais empreendedores para Viamão. “Queremos formar uma cadeia de produção, a fim de levar a produção industrial para aquilo que já é produzido na cidade. As produções de arroz e leite, por exemplo, são fortes em Viamão, e estarão presentes no agronegócio”, pontuou.