O vereador William Pereira – PTB entregou diploma de parabenização à família de Gildo de Freitas, em homenagem aos 103 anos que o artista completaria no último dia 19 de junho. A homenagem aconteceu na sessão plenária desta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.

“Gildo de Freitas foi um dos maiores nomes da música tradicionalista gaúcha. Ele faleceu em 1982 e está sepultado em nosso município, no Cemitério Dois de Novembro. Foi um artista que levou nossas raízes e o tradicionalismo para todo o Brasil. Gildo convivia com os viamonenses e é muito importante para a cultura gaúcha”, fala o vereador William. O parlamentar falou da importância de valorizar o cantor, que contribuiu de forma significativa com a cultura no Rio Grande do Sul por meio de sua manifestação artística musical.

Gildo de Freitas, cujo nome era Leovegildo José de Freitas, mudou-se para Viamão na década de 1970, tendo inaugurado, na cidade, a Churrascaria Gildo de Freitas, com o início dos tradicionais bailões no município. O trovador possuía um estilo muito próximo ao do tradicionalista Teixeirinha, com quem desenvolveu parcerias artísticas. Gildo faleceu em 4 de dezembro de 1982, aos 63 anos, data em que foi instituído o Dia Estadual do Poeta Repentista Gaúcho no Rio Grande do Sul, pela Lei Estadual 8819/89. O artista deixou seis filhos, todos munícipes de Viamão.

A neta do cantor, Fabiana de Freitas, disse que seu avô morava em Porto Alegre quando faleceu, mas foi sepultado em Viamão por ter um grande carinho pela cidade. “Meu avô teve uma história muito grande e especial com Viamão. Mesmo após 40 anos de sua morte, ele vive nos corações de seus inúmeros fãs e admiradores”, ressaltou Fabiana.

Eugênio de Freitas, também neto do cantor, agradeceu a homenagem conferida ao avô. “É uma satisfação que possamos sempre lembrar a música de meu avô e sua importância para Viamão. Agradeço a esta Casa Legislativa por este momento”, falou.