Na sessão plenária desta terça-feira (28), a Comissão Permanente de Esporte e Lazer realizou uma homenagem à Central Única de Favelas de Viamão – CUFA, ao Grêmio Esportivo de Monte Alegre – GEMA, pela gestão e contribuição no campeonato Taça das Favelas e ao time de futebol River da Estalagem, que representou Viamão.  

A Comissão Permanente de Esporte e Lazer é composta pelo vereador e atual presidente da comissão, Markinhos da Estalagem (sem partido), e pelos vereadores Dieguinho Santos- PSD e Rodrigo Pox – PDT. 

A base da CUFA do município de Viamão desempenha um trabalho social na cidade desde o ano de 2020, e o reconhecimento se deve à execução e organização do campeonato Taça das Favelas em âmbito municipal. 

A equipe do GEMA foi homenageada pela cedência do espaço para a realização do campeonato, recebendo todos os times de futebol inscritos para reuniões, bem como o público de outras equipes da região metropolitana em dias de competição.  

O vereador Markinhos da Estalagem, enquanto presidente da Comissão de Esporte e Lazer, realizou uma fala de congratulação aos homenageados. 

 “O Grêmio Esportivo Monte Alegre abriu a sua casa e o seu espaço para reuniões, cedeu o campo de futebol e toda a estrutura. Fica o agradecimento desta Casa pela parceria ao esporte e aos jovens que participaram da competição. A CUFA Viamão realizou o intermédio, convocando as equipes, passando o regulamento da competição, com articulações dentro das comunidades, através de seus projetos sociais. Ficamos muito felizes pela cidade de Viamão ter sido tão bem representada neste grande evento”, concluiu. 

Na sequência, o presidente do Grêmio Esportivo Monte Alegre, Rudinei Duarte da Cruz, subiu à tribuna para falar sobre o impacto da junção entre projetos sociais na vida dos jovens das comunidades.

“O GEMA possui uma escolinha de futebol, e através de nossa relação com a CUFA, dois jogadores já foram chamados por um time. Portanto, juntamente à CUFA, e à Câmara de Vereadores, seguiremos unidos para auxiliar esses jovens”, disse. 

O presidente da CUFA de Viamão também subiu à tribuna para falar a respeito do papel do projeto social na realização do evento. 

“O campeonato Taça das Favelas foi realizado pela primeira vez em nosso estado e em nosso município. Nossa maior vitória foi a inclusão social. Fizemos uma conexão de todas as comunidades, dentro e fora delas, com o município de Viamão sendo representado pelo River da Estalagem. Através deste evento, nós conseguimos mostrar a potência de Viamão”, concluiu.