Na sessão plenária remota de ontem (25), foi aprovado o projeto de lei 016/2021, de autoria do Poder Executivo, que determina o uso obrigatório de máscara de proteção facial no contexto da pandemia da Covid-19, com aplicação de multas para quem descumprir a lei.

O líder do Governo na Câmara Municipal de Viamão – CMV, vereador Igor Bernardes – PL, pronunciou-se sobre a importância das novas medidas para conter o avanço da Covid-19 na cidade, que está em Bandeira Preta no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado.

“É inevitável que o Governo adote medidas mais enérgicas para garantir a segurança e a vida das pessoas, visto que atravessamos o período mais crítico da pandemia. E, embora boa parte da população haja de forma consciente, utilizando máscara e álcool gel, temos outra parcela “negacionista” da sociedade, que tem se recusado a perceber o avanço da doença e assumir sua responsabilidade no controle da disseminação da Covid-19”, diz o vereador.

Conforme o PL 016/2021, apenas estará sujeito à multa aqueles que não cumprirem a lei, que não utilizarem a máscara nas vias públicas e nos espaços comuns. “O objetivo não é arrecadar, mas conscientizar e preservar vidas. Neste momento esperávamos que todos já tivessem compreendido a importância do uso da máscara. Como isto não aconteceu, e o contágio avança de forma agressiva, o governo é forçado a agir com mais rigor em defesa do bem comum”, fala o líder do Governo.