As Mães Baianas de Viamão foram homenageadas na Câmara Municipal de Viamão, por iniciativa do vereador André Gutierres – Progressistas, pela contribuição à cultura popular do município e à Semana da Consciência Negra da cidade. A homenagem, com entrega de diplomas de parabenização, aconteceu na sessão desta quinta-feira (10), no plenário Tapir Rocha.

“Agradeço ao vereador André Gutierres por esta homenagem e por oportunizar que estejamos aqui na Câmara de Viamão para representar a cultura popular, o samba e o Carnaval, tão importantes na nossa comunidade. Esperamos o incentivo necessário para que possamos continuar o nosso trabalho, colaborando para dias mais felizes. Lutamos pela preservação da cultura popular e esperamos continuar levando a cada lugar a energia de nossa ala”, fala a Mãe Baiana Cândida Machado.

Cândida Machado trabalha com o carnaval desde a década de 1980, contribuindo com a cultura popular. Ela organizava o Baile dos Destaques Carnavalescos de Viamão e do Rio Grande do Sul, já extintos na cidade. Ela também participou da fundação de entidades carnavalescas de Viamão, atuou na Secretaria da Biblioteca do Negro do RS e participa da organização de movimentos como Semana do Povo Cigano e da Consciência Negra.

As homenageadas são:

Maria Iracema Gaspar Vieira;