A Câmara Municipal de Viamão – CMV lamenta com profundo pesar o falecimento do prefeito em exercício de Viamão, Valdir Jorge Elias, o Russinho, na manhã desta quarta-feira (22), no Hospital Viamão. O prefeito, de 66 anos, estava internado desde o dia 15 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Viamão, em decorrência de Covid-19 e, de acordo com informações da Prefeitura, faleceu por complicações clínicas geradas pelo novo coronavírus.

VELÓRIO – Conforme decreto 57/2020, nos casos de óbitos de pacientes com infecção por coronavírus, o corpo deve ser encaminhado para sepultamento com no máximo 10 pessoas para evitar aglomeração.

LIDERANÇA POLÍTICA – Valdir Jorge Elias, o Russinho, nasceu em Porto Alegre em 1954. Com 12 anos, em 1966, mudou-se com a família para a Vila Augusta.

Conhecido pelo seu jeito simples, Russinho sempre militou pela causa dos mais necessitados, mesmo antes de se tornar vereador. O seu irmão Miguel Elias também ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores por três mandatos. Ambos sempre tiveram sua maioria de votos na Região das Augustas.

GESTÃO PÚBLICA – Russinho conquistou três mandatos como vereador (1988, 2008 e 2012). Em 2010, foi presidente do Legislativo viamonense. Nos anos de 2013, 2014 e 2015 foi Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos.