Foi aprovado na Câmara Municipal de Viamão – CMV, o projeto de lei 89/2020, de autoria do vereador Fabrício da SH – MDB e subscrito pelos demais vereadores, que proíbe a extinção da função de cobrador de ônibus em Viamão.

Conforme o vereador Fabrício da SH, este projeto objetiva assegurar o posto de cobrador no transporte coletivo de passageiros no município e priorizar a segurança dos usuários de ônibus, bem como agilizar o serviço oferecido pela empresa. “Na ausência do cobrador, sua função fica sob responsabilidade do motorista, o que além de ilegal, conforme Certidão anexa, oferece risco de acidentes, considerando a imprevisibilidade do trânsito. Deste modo, põe em risco a vida do funcionário e de todos os usuários, assim como dos pedestres e demais pessoas do entorno”.

O PL altera a Lei Ordinária Nº 1.761/1983 e se refere às linhas de transporte coletivo, municipais e intermunicipais.