O projeto de lei 194/2020, de autoria do vereador Guto Lopes – PDT, que institui dezembro como o mês de combate ao abandono de animais, denominado Dezembro Verde, em Viamão, foi aprovado na sessão desta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Viamão – CMV.

Conforme a proposição, o Dezembro Verde tem o objetivo de conscientizar a população de que o abandono de animais é crime, além de ser ato cruel que pode condenar o animal abandonado à morte. Além disso, o PL pretende dar maior visibilidade ao tema, estimulando a prevenção ao abandono de animais e empregando recursos visuais de impacto, assim como ampliar o nível de resolução das ações direcionadas ao abandono de animais por meio de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área.

Segundo o projeto, conforme dados da World Veterinary Association, estima-se que há cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre eles 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. E o número mais alarmante é de que oito em cada 10 animais de rua já teve um lar, ou seja, 24 milhões de animais já tiveram uma família.

“O abandono é um crime silencioso, de difícil flagrante e que acaba, quase sempre, de forma impune. Por esta razão, a conscientização se torna uma grande arma na luta contra o abandono. Além disso, Viamão possui características que favorecem este tipo de crime, como as afastadas e pouco movimentadas regiões rurais, a rodovia e, ainda, o fato de ser caminho para o litoral. O objetivo deste projeto, então, é promover a conscientização sobre o abandono, que aumenta 40% no período de dezembro a março, garantir a proteção da vida, e assim mudar o cenário atual”, explica o vereador Guto Lopes.