O prefeito Valdir Bonatto – PSDB participou, na tarde desta terça-feira (09), da sessão plenária da Câmara Municipal de Viamão – CMV onde explanou acerca do Lago Tarumã.

Antes de entrar no tema central da sua fala, o prefeito informou que em 2022 será feita a canalização da rede de esgoto da Vila de Itapuã. Convidou também para a 9ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, a realizar-se no dia 11 de novembro no Centro de Eventos Walter Graff. Além disso, informou que estará de licença-interesse entre os dias 11/11 ao dia 19/11, para tratar de assuntos pessoais. 

Presidente da CMV Luís Armando Azambuja e vice-prefeito, Nilton Magalhães

Entrando no assunto do Lago Tarumã, o chefe do executivo apresentou dados sobre os estudos que estão sendo executados sobre o Lago Tarumã, que vão desde análise da água, do nível e volume do esgoto e lodo no fundo, bem como levantamento de dados sobre a flora e fauna da região. 

“O nosso Lago Tarumã é um cartão postal da nossa cidade, é um ambiente de lazer, temos a história do lago muito forte em cada um de nós. Em 2016, fizemos concurso público nacional de arquitetura e revitalização do Lago Tarumã, onde foram e estamos cumprindo uma série de estudos ambientais, para que seja feita a modernização do lugar”, explica Bonatto. 

A proposta do poder executivo municipal é que em julho de 2022 seja feita a canalização com teste de viabilidade e funcionalidade, para que em setembro do mesmo ano o esgoto que cai no Lago seja retirado e o projeto vencedor para revitalização, feito em 2016, possa ser retomado com as devidas condições de viabilidade. 

“Com o projeto de recuperação do Lago Tarumã, teremos a retomada do ambiente de lazer, como pedalinhos, canoagem e stand up, são alguns exemplos”, diz o prefeito. 

Ainda, o chefe do poder executivo manifestou que seja criada Comissão de Fiscalização por parte dos vereadores da Câmara Municipal de Viamão – CMV, com o intuito de acompanhar todo o trabalho de revitalização do Lago Tarumã.